Fotógrafa portuguesa de quinze anos galardoada nos Sony World Photography Awards 2015, o maior concurso de fotografia do mundo
A fotógrafa portuguesade quinze anos, Beatriz Mota da Rocha, foi hoje anunciada como a vencedora da categoria Cultura do concurso Juventude, dos Sony World Photography Awards 2015, o maior concurso de fotografia do mundo.
Esta conquista de Beatriz é extraordinária, tendo sido selecionada de entre mais de 6600 inscrições e sendo ainda uma jovem estudante. A imagem vencedora foi escolhida por um painel de especialistas da World Photography Organisation (Organização Mundial de Fotografia) e os jurados procuraram a melhor fotografia em cada uma das três categorias do Concurso Juventude captadas por qualquer fotógrafo com idade igual ou inferior a 19 anos.
Beatriz Rocha, que vive em Évora, foi a vencedora da categoria Cultura do Concurso Juventude, com uma imagem intitulada “Cante Alentejo”.
Sobre a imagem vencedora, Beatriz afirmou o seguinte: “Esta fotografia foi captada em 2014, no Teatro Garcia de Resende (teatro de estilo italiano), em Évora. Faz parte de uma série de fotografias do grupo de Cante Alentejano de Évora. Esta sessão fotográfica foi realizada especificamente porque o Cante Alentejano foi eleito pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. “Cante Alentejano” e Évora, dois aspetos de uma memória em comum, riquezas de uma herança mundial imaterial e material numa única imagem”
Juntamente com o prémio, Beatriz irá também receber uma câmara ILCE-7M2K da Sony com um kit de lentes de 28-70 mm e um smartphone Xperia™. Além disso, a sua imagem vencedora será exibida na Somerset House, em Londres, de 24 de abril a 10 de maio e publicada na edição de 2015 do livro anual dos Sony World Photography Awards.
A fotografia de Beatriz Rocha irá agora também competir com os restantes vencedores das outras duas categorias do Concurso Juventude, igualmente anunciadas hoje, para o título geral de Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude. Este vencedor geral será anunciado a 23 de abril e irá viajar até Londres, para receber o seu prémio na cerimónia de gala dos Sony World Photography Awards.