Review – Super Mario Maker

Este ano celebra-se o 30º aniversário do canalizador mais conhecido no mundo dos videojogos, Super Mario, a Nintendo decidiu celebrar o aniversário da sua mascote e ícone com um jogo dedicado à construção de níveis.
Este Super Mario Maker foi um dos jogos que aquando o seu anúncio causou algum hype entre os possuidores da Wii U, devo dizer que não fui uma dessas pessoas e nem contava em adquirir este jogo, pelo simples facto de não ser grande apreciador de jogos de construção. Prefiro jogar do que criar.
Mas as reviews tem saído e dado notas bem generosas pelo que decidi comprar e ver afinal porque todo o chinfrim.
Existem 2 edições totalmente traduzidas em Português. Uma com o Amiibo Mario 8bits com cores clássicas (54€ na Media Markt) e outra sem (44€ na Media Markt), ambas vêm acompanhadas por um Artbook que foi disponibilizado pelo Nintendo em formato PDF aqui. O Artbook conta com alguns exemplos de níveis e notas sobre os vários Mario’s.
Mal iniciamos o jogo temos um tutorial breve sobre como fazer níveis e dois modos modos (Mario Classico, New Super Mario Bros) dos quatro disponíveis (faltam Super Mario World e Super Mario Bros 3) assim como alguns item básicos como Koopa Troopas, item de terreno , tuneis e cogumelos, ao inicio a escolha não é abundante e se antes era desbloqueados novos itens de criação após cada dia até ao 9º dia, agora parece que foi atualizado e confesso que ainda não percebi muito bem como se processa..
É um pouco frustante ter de esperar para nos ser dadas novas coisas em vez de desbloquear por exemplo através de completar objetivos, o que penso que faria mais sentido. Os items podem ser conjugados entre eles, de modo a que é possível criar uma torre de Bowser’s ou Koopa Troopas com canhões ás costas, existe também opção de mudar músicas ou efeitos sonoros.
Algo que fica a falta é a opção de adicionar checkpoints ao nível , sempre que se morre começa o nível do inicio.
Mas como disse no inicio do artigo, vejo me mais como alguém que gosta de jogar mais do que criar níveis, portanto parti para descobrir os níveis já feitos pela comunidade e devo dizer que foi uma surpresa bem agradável.
Existem níveis realmente bem concepcionados que fogem ao que estamos habituados nos jogos Super Mario. Devo dizer que não encontrei nenhum nível puramente para trollar até porque cada nível para ser publicado tem de ser completado pela pessoa que o criou, além de que existe um sistema de pontuação por atribuição de estrelas. Encontrei várias tentativas de re-criação de níveis de Sonic (existe interatividade com amiibos, pelo que é possível jogar com qualquer personagem que tenha uma figura amiibo), alguns níveis em que o objetivo era não se mexer pois e apreciar a viagem e até um que simulava o Super Mario Kart na SNES em modo side-scrolling. Se existe coisa que não deverá cansar é a variedade e originalidade dos níveis existentes. Também é possível deixar comentários nos níveis, sendo uma ajuda ou modo de adicionar humor.
Tal como existe um ranking para os níveis também existe para os utilizadores que ganham estrelas através dos níveis criados.
Há ainda um modo Mario 100x que consiste em passar vários níveis da comunidade escolhidos ao acaso com 100 vidas para gastar, no modo fácil são 8 níveis e no normal são 16. Pode-se no entanto ir trocando de nível deslizando com o stylus no ecrã do gamepad. Vejo este modo como uma tentativa de simplificar quem não quer perder algum tempo ao escolher um nível e jogar algo que é mais habitual na serie Mario. Uma coisa que não foi incluída e que tem sido habitual nos últimos Mario’s é a opção de jogar com um amigo.
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7/10
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9/10
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8/10
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9/10
Ideal para fans do Mario
Este Mario Maker é uma ótima maneira de homenagear os 30 anos do Super Mario, é um jogo que recomendaria a quem quisesse algo mais casual ou tenha especial interesse na concepção de níveis, se não estão em nenhum destes grupos, ficam melhor servidos com um Super Mario World 3D ou um Rayman Legends.
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[…] Diria que para os mais pequenos o último jogo do canalizador mais conhecido do mundo era o ideal! Podem ler a ánalise feita aqui. […]