Análise Wii U – Sonic Lost World

Sonic Lost World é provavelmente o melhor jogo Sonic desta nova geração de consolas, mas infelizmente isso não faz dele um jogo de referência no seu gênero, pensando bem.. Qual é mesmo o gênero deste jogo?

A história é um cliché do qual estamos habituados, Eggman conseguiu por as mãos num objeto que lhe permite controlar seis seres demoníacos que são conhecidos como “The Deadly Six” mas estes acabam por conseguir libertar-se do seu controlo e cabe a Sonic unir esforços com Eggman para os derrotar.

Algo que desde o principio ao fim do jogo me maravilhou foram sem dúvidas os gráficos, é do melhor que já vi na Wii U, quase comparável a um Super Mario 3D  World , o design dos níveis é variado e com um bom nível de detalhe, existindo alguns bastante memoráveis como um mundo feito de doces e donuts.

Falando agora do ponto fraco, a jogabilidade. É irresponsiva e simplesmente morri demasiadas vezes porque estranhamente o nosso protagonista tem uma queda para cair na lava , em buracos e até ficar enterrado em paredes, sim, existem diversos bugs ao longo do jogo, muitos deles que nos fazem pensar se são um teste do diabo à nossa paciência ou simplesmente a equipa de desenvolvimento quis aumentar a dificuldade do jogo recorrendo a estes mesmos para o fazer porque a nível de boss’s recordo-me de apenas um que dado alguma luta e nem sequer foi o final.

Outro aspeto importante de referir é que o Sonic, bem, não é bem aquele Sonic ultra rápido que conhecemos, lembro-me ainda dos seus momentos de glória na Mega Drive em que passava níveis inteiros com base na sua velocidade e nos meus reflexos (que por vezes não conseguiam acompanhar a velocidade estonteante a que o jogo progredia), neste caso .. Bem temos ainda alguns níveis e algumas fases mais velozes, mas o bottom line é que não existe um feel, ao longo do jogo, de velocidade.

Os níveis são variados e enquanto existem uns que são divertidos e nos deixam a sensação de ser realmente um bom jogo, existem outros tantos que são aborrecidos e que baixam consideravelmente a fasquia para um jogo medíocre. Falo dos níveis horríveis estilo Subway Surfers em que por vezes era um desafio trocar da linha e o do casino em que existe uma fase em que temos de jogar forçosamente um jogo de Pinball sendo necessário para prosseguir na história, o que a meu ver faria mais sentido sendo opcional de tão mal executado que está.

Isto sem falar de uns estranhos power ups que realmente nunca consegui perceber a utilidade durante o jogo todo senão ser chatear de tempos a tempos quando tinha o inventário ocupado sendo obrigado a descartar algum.

Em relação ao Multyplayer, existe um modo de cooperação no modo campanha em que o jogador 2 é um objeto voador e nos acompanha sendo que apenas pode destruir inimigos e apanhar anéis, na realidade não é divertido , no entanto existe um modo especifico para dois jogadores em que têm de fazer corridas pelos níveis, mas sinceramente achei tanto ou mais aborrecido que o modo co-op.

Resumindo, este Sonic tem aspectos bons como a beleza visual dos seus níveis e alguma originalidade, mas na realidade a tentativa de juntar vários tipos de jogos sendo que alguns muito mal executados prejudica-o gravemente em conjunto com os controlos muito pouco responsivos e os vários bugs que se encontram ao longo dos níveis. É pena porque havia grande potencial para um renascimento em grande na nova geração que não acontece.

Se são fans de Sonic, como eu sou, considero uma boa compra ao preço certo (no meu caso foram 15€) para os restantes jogadores apenas aconselho se tiverem realmente bastante curiosidade e muita paciência.. Sim porque ela é provavelmente a vossa melhor arma neste jogo.

Nota final : 6/10

Fábio Albuquerque

Webdesigner que gosta bastante do mundo dos videojogos, decidiu usar os seus conhecimentos profissionais para conjugar melhor a sua vida profissional com o seu hobbie.

Também podes gostar..

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *